O surgimento de um projeto normalmente acontece por uma necessidade da organização, que pode ser, mas não se limita a:
• Necessidade da sociedade;
• Necessidade organizacional;
• Avanço tecnológico;
• Requisito legal;
• Impacto ambiental.
Adicionalmente, os projetos também podem surgir a partir das iniciativas estratégicas definidas no Plano Diretor de
Tecnologia da Informação (PDTI), Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI), Planejamento Estratégico
Institucional (PEI), etc.
Não é escopo do PGP-MCTI detalhar o processo de Gestão de Demandas do MCTI (PGD-MCTI). Entretanto, algumas saídas do
PGD-MCTI processo são entradas para processos do PGP-MCTI, principalmente na Iniciação.
Toda necessidade de TI oriunda das áreas requisitantes precisam ser formalizadas através de uma Solicitação de Serviço
de TI (SDTI), que será submetida para a Análise de Viabilidade (Pré-projeto), visando verificar se é possível ou não
iniciar um projeto para atendê-la, consolidando as informações em um Pré-Projeto, que poderá ou não ser submetido ao
CETI – Comitê Executivo de Tecnologia da Informação.
As atividades da Iniciação descrevem os passos que devem ser seguidos após o recebimento da SDTI até a autorização
formal do início do projeto, caso ela seja considerada viável. Também faz parte da iniciação a identificação inicial
das partes interessadas. Esta informação é fundamental para um bom gerenciamento do projeto.
Em todos os processos, os artefatos identificados graficamente com a cor branca são informações geradas, mas que serão
registradas em um documento específico. Já os identificados com a cor verde são documentos físicos, com modelos de
documentos definidos. Os artefatos de cor azul são entradas obrigatórias para a atividade.
Cada atividade do processo possui um objetivo específico e uma descrição dos passos que devem ser seguidos para sua
execução. Os artefatos utilizados como insumo estão descritos nos Produtos de Entrada e os artefatos que devem ser
gerados constam nos Produtos de Saída.
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